sábado, 27 de março de 2010

Mitos e Lendas - Tudo Verdade...

Em março de 1928, Fred Gaisberg o famoso diretor artístico da Gramophone Company (HMV), convenceu Rubinstein a fazer um teste de algumas gravações. Nenhuma seria liberada sem a permissão do pianista. Aquelas que não tivessem a aprovação de Rubinstein seriam destruídas.
Rubinstein tinha sérias dúvidas sobre a gravação, porque ele tinha ouvido as gravações de piano que foram feitas usando o processo acústico e achou que o som do piano soava como um banjo. (Talvez Rubinstein estivesse falando por experiência pessoal. Em 1910, ele havia gravado duas seleções para o Farorit, rótulo polonês. Esta gravação é extremamente rara e nunca foi reeditada. Existe uma fita).
Gaisberg lhe disse que o novo sistema elétrico capturava o som do piano fielmente.
Ao chegar ao estúdio, Rubinstein ficou perturbado ao descobrir que um dos pianos que ele estava testando, um Blüthner, tinha um belíssimo som e não era um grande piano de concerto. Gaisberg encorajou-o a tentar. Rubinstein, escreve: "Bem, esse Blüthner tinha o som cantado mais bonito que eu já encontrei. Fiquei bastante entusiasmado e decidi tocar a minha amada Barcarola de Chopin. O piano me inspirou.. Acho que nunca toquei tão bem na minha vida. E então aconteceu o milagre, eles tocaram minha gravação de volta  e eu devo confessar que tinha lágrimas nos meus olhos enquanto a ouvia. Foi o desempenho que eu sonhei e o som reproduzia fielmente o som dourado do piano. Gaisberg ganhou! "
Rubinstein passou a gravar diversas composições de outros compositores, mas por alguma razão a Barcarolle da sessão de Março não foi lançada. Das composições que ele gravou naquele dia, apenas a Valsa de Chopin  Op 34 No.1 (gravado em um  Steinway tamanho concerto, que também estava no estúdio), e o Capriccio B minor Op.76 No. 2, de Brahms, foram liberados .
No mês seguinte, Rubinstein voltou ao Small Queens Hall, Studio C em Londres, para regravar a Barcarola de Chopin no Blüthner que tanto o inspirou. É essa gravação que eu coloquei aqui. (Anos atrás, eu estava experimentando alguns pianos um dos quais era um Blüthner. Ele também tinha um som lindo.)


Em sua biografia "Rubinstein, uma vida", Harvey Sachs escreve que esta gravação da Barcarolle é "surpreendente em sua mistura de intimidade silenciosa, esplendor, melodia, erotismo, deslumbrante montagem e explosões de alegria. A gravação de 1962, apesar de bonita, está aquém dessa ".
Harris Goldsmith, musicólogo, crítico, pianista, escritor e discípulo de Artur Schnabel, discorda: " Muitos rubatos, demasiado auto-indulgente, muitas imprecisões textuais, tudo demais, demais..."
Fonte: Beckmesser2, YouTube
 
Devo acrescentar a minha particular admiração pelos pianos Blüthner. No final dos anos 60, participei de um concurso de piano, ainda mocinha, e fiquei emocionada com as notas agudas que eu tocava num desses pianos. A música cantava como eu jamais escutara. Foi uma experiência inesquecível.
Nádya

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-me a melhorar.