domingo, 23 de maio de 2010

Concerto para Piano de Schumann

Não por acaso postei em seguida ao Mestre Gilels, Martha Argerich a grande Dama do piano atualmente, executando o mesmo concerto para piano de Schumann.
A internet nos dá esse imenso prazer que é comparar estilos dos grandes pianistas sem sair de casa e com rapidez.
A última postagem foi executada pela Gewandhaus Orchester Leipzig sob a regência de R. Chailly. A imagem e o som estão magníficos.
Podemos observar, mesmo levando em consideração a antiguidade da primeira postagem com Gilels, os estilos de interpretação de ambos os pianistas. 
O primeiro executa com bravura e doçura além de seu som inigualável.
A segunda tem um brilho que é uma de suas características. Martha é brilho por natureza. Apreciem.

2 comentários:

  1. Nádya,

    Foi com muita honra que recebi a sua visita no Alfobre de Letras, o gentil comentário e... ainda por cima, a sua preciosa presença no painel de acompanhantes!

    Hei-de "arranhar" alguma ideia para escrever algo sobre Shumann (...)
    Acompanhar o seu blog, vai dar-me grandes ensinamentos e experimentos subtis!

    Hoje [ou ontem(?)] escrevinhei uma coisinha sobre Franz Schubert! E como gosto de animais, para começar, mostrei a quem não souber, algumas dicas sobre "A Truta"!

    Apreciava que olhasse para o 'rascunho' que fiz e me emendasse.

    Eu não escrevo para ensinar nada a ninguém; apenas provoco para tentar que se fale de mais coisas, para além de futebol...!

    Estando aqui, ouvi algumas das suas escolhas e encantei!Como é possível que estas obras não façam da Terra um mundo melhor?

    É porque não ouvem, ou não querem ouvir (...)

    Cumprimentos

    César Ramos

    ResponderExcluir
  2. Caro Cesar,
    Minhas desculpas por demorar a postar seu comentário, mas cheguei hoje de uma viagem a Nova York onde não tive acesso ao meu email.
    Você é muito gentil e nada tenho a acrescentar ao seu artigo, por sinal muito bom.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Ajude-me a melhorar.