quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

ALFRED BRENDEL, "O" AUTODIDATA

ALFRED BRENDEL, nasceu na Tchecoeslováquia em 1931 e é por sua história de vida considerado um pianista austríaco.
Não teve educação musical formal, mas seu talento o autoriza por suas interpretações primorosas, a ser considerado um mestre do teclado.
Na minha modesta opinião, suas versões com o lirismo e a dramaticidade certas, o colocam como o grande intérprete de Schubert.
Apreciem.
Nádya.

P.S. Já deveria ter escrito sobre Brendel quando postei esses vídeos, mas aconteceu nas cercanias de minha cidade a grande tragédia dos soterramentos e alagamentos. A maior que o Brasil já enfrentou.
Peço às pessoas que puderem, auxiliar de algum modo a minorar o sofrimento das vítimas das chuvas.
N.

4 comentários:

  1. Encanta-me sua modéstia - "ajude-me a melhorar" - na grandeza de sua competência como pianista e compositora, sempre buscando o aprimoramento que eleva almas. Suas apreciações são muito valiosas, Nádya!! Teruko Okagawa Monteiro

    ResponderExcluir
  2. Querida Teruko, você é artista plástica e vejo pelo nível dos seus trabalhos a busca pela beleza, que a gente procura e procura...e nunca sabe se encontrou. É mais fáci identificá-la no trabalho do outro...Agradeço muito suas gentis palavras.
    Um beijo.
    Nádya

    ResponderExcluir
  3. Querida Nádya, eu fiquei chocado como esse detalhe (autodidatismo) do grande Alfred Brendel . Eu quero saber se ele se formou em algum Conservatório, Faculdade e se fez Mestrado e Doutorado ao longo de sua vida. Sou de Salvador e quero manter contatos.

    Jhosemberg Souza.

    ResponderExcluir
  4. Como vai Jhosemberg?
    Na verdade, Brendel não foi como seus colegas grandes pianistas, um menino prodígio, como também não havia em sua família nenhum músico.
    Na sua infãncia, seu pai mudava sempre de cidade em função do seu trabalho. Brendel começou a estudar piano aos 6 anos e teve vários professores por causa das constantes mudanças.
    Aos dezesseis anos parou com as aulas de piano, mas não de estudar por conta própria. Em 1949, ganhou o quarto lugar no famosíssimo concurso Busoni na Itália e sua carreira como pianista teve início. Após essa vitória, teve aulas com alguns renomados professores, mas nunca se deixou influenciar em demasia. Achava que aprendia mais ouvindo outros pianistas e sendo fiel à intenção do compositor que estudava no momento.
    Nunca frequentou formalmente conservatórios de música. Estudou composição e era apaixonado por polifonias.
    Não tinha boa leitura à primeira vista e nem memória privilegiada.
    Brendel é feito de disciplina interior e respeito ao compositor. Sua musicalidade e bom gosto no entanto é indiscutível.
    Espero ter lhe dado as informações que procurava.
    Um abraço e volte sempre ao nosso Blog.
    Nádya

    ResponderExcluir

Ajude-me a melhorar.