sexta-feira, 31 de julho de 2009

Angela Gheorghiu

Tendo por nome de solteira Angela Burlacu, nasceu na vila de Adjud, na Romênia. Filha de um motorista de trem que demonstrava interesse por música clássica.

Assistindo a programas de televisão sobre música erudita, apresentados por Leonard Bernstein, ela e a irmã, Elena, se interessaram desde cedo pelo canto, tornando-se pequenas celebridades em sua cidade natal.

Aos 14 anos, foi encaminhada ao Liceu George Enescu, em Bucareste, para aprimorar seus talentos,[2] onde se tornou aluna de Mia Barbu - de quem disse "ser sua única professora" -, que tentou fazê-la entrar nas aulas de canto clássico, que só admitiam alunos a partir de 16 anos. Assim, Gheorghiu teve de estudar por dois anos em classes de música popular.

Depois desse período, foi para a Academia de Música da capital e lá se graduou aos 23 anos. Sua estréia profissional teve lugar em 1990, como a Mimì de La Bohème, na Ópera de Cluj.

Após a queda do regime de Nicolae Ceausescu, Gheorghiu pôde desenvolver sua carreira internacional, aparecendo em concertos televisivos em Amsterdã e fazendo audições no Covent Garden, onde foi convidada a debutar em La Bohème. A soprano, porém, preferiu algo mais singelo, e assim debutou em 1992 como Zerlina, de Don Giovanni. De todo modo, causou excelente impressão, e seguiram-se participações na Wiener Staatsoper em 1992 (Adina, L'Elisir d'Amore), e no Metropolitan Opera de Nova York em 1993 (Mimì).

Em 1994, fez testes com Georg Solti para uma nova produção de La Traviata. Supõe-se que, após ouvi-la, o regente disse: "I was in tears. I had to go out. The girl is wonderful. She can do anything!" ("Eu caí em lágrimas. Precisava sair dali. Essa moça é maravilhosa. Ela pode fazer qualquer coisa!").[4] De fato, do dia para noite, sua primeira Violetta catapultou Gheorghiu para a fama.
Em 1996, Angela Gheorghiu casou-se com o tenor francês Roberto Alagna. Desde então, os dois formam um dos mais famosos casais da ópera, cantando diversas vezes juntos tanto nos palcos quanto em estúdios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-me a melhorar.