terça-feira, 28 de julho de 2009

Magnificat (BWV 243) by Johann Sebastian Bach. Conducted by Nikolaus Harnoncourt.


Nikolaus Harnoncourt

O maestro austríaco Nikolaus Harnoncourt nasceu em 1929 em Berlim. Viveu toda a sua infância e juventude em Graz, onde realizou os seus primeiros estudos musicais. Prosseguiu depois a aprendizagem do violoncelo na Academia de Música de Viena.

Entre 1952 e 1969 o então violoncelista Nikolaus Harnoncourt foi membro da Orquestra Sinfónica de Viena. Em 1953 fundou o agrupamento Concentus Musicus de Viena, juntamente com a sua esposa, a violinista Alice Harnoncourt.
Entre 1972 e 1993, Nikolaus Harnoncourt lecionou na Escola Superior de Música Mozarteum de Salzburgo. A sua atividade encontra-se documentada por dois livros publicados pela Residenzverlag.
Desde 1971, Nikolaus Harnoncourt tem vindo a trabalhar, entre outras cidades, em Viena, Zurique e Amsterdão, dirigindo um vasto repertório operático que se estende de Monteverdi a Richard Strauss. Apresenta-se igualmente em concerto, à frente das mais destacadas orquestras. A sua obra encontra-se documentada por numerosas gravações bem sucedidas junto da crítica e do público.
No decurso da sua brilhante carreira, Nikolaus Harnoncourt tem vindo a receber diversos prémios e distinções honoríficas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-me a melhorar.