domingo, 11 de abril de 2010

Zbigniew Preisner - Um dos grandes Compositores para Cinema

Zbigniew Preisner



Zbigniew Preisner, nascido Zbigniew Kowalski, (Bielsko-Biała, 20 de maio de 1955) é um compositor polonês de trilhas sonoras.
Preisner estudou história e filosofia na Cracóvia. Como não teve instrução musical formal, aprendeu sozinho, ouvindo e transcrevendo partes de gravações em vinil.
É mais conhecido pelas composições para filmes de Kieslowski. A trilha de alguns desses filmes é creditada a um certo "compositor flamengo do século XVIII", Van den Budenmayer. Na verdade, toda música composta no contexto do filme é de autoria dele. Por exemplo, em Trois couleurs: Bleu (A liberdade é azul, no Brasil), a Canção pela unificação da Europa, de Preisner, seria supostamente de um dos personagens.
Depois de trabalhar com Agnieszka Holland em Trois couleurs: Bleu, Preisner foi contratado pelo produtor Francis Ford Coppola para compor a trilha de The Secret Garden, dirigido por Agnieszka.
Embora seu nome seja sempre associado a Kieslowski, ele tem feito trilhas para outros diretores. Venceu o Cesar Award em 1996 por seu trabalho em Élisa, de Jean Becker.
Venceu muitos outros prêmios, incluindo outro Cesar em 1994 por Trois couleurs: Rouge, e o Urso de Prata do Festival de Berlim por The Island on Bird Street.
Em 1998, estreou Requiem for My Friend, seu primeiro trabalho em larga escala sem vinculação com o cinema. A intenção era compor uma narrativa a ser escrita por Krzysztof Piesiewicz e dirigida por Kieślowski, mas a morte deste o fez transformar o trabalho em um tributo.
Preisner também compôs trilha sonora para dois filmes do cineasta Hector Babenco (Coração Iluminado e At Play in the Fields of the Lord / Brincando nos Campos do Senhor).
O estilo de Preisner é basicamente romântico, reconhecidamente influenciado por Jean Sibelius.
O Filme aqui apresentado, A Vida Dupla de Veronique,  com direção de Kieslowski, tem sua trilha maravilhosa composta por esse grande mestre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-me a melhorar.