segunda-feira, 12 de outubro de 2009

NOVAS MANEIRAS DE INTERPRETAR

Estive conversando com um amigo sobre os novos pianistas e suas interpretações sem erros.
Não esbarram notas, possuem um ritmo exato, uma velocidade sem precedentes, enfim, máquinas absolutamente perfeitas.
E onde fica aquele algo mais? O que por exemplo, o pianista russo Emil Gilels possuia e é conhecido como "The Golden Sound", um dom raríssimo, de fazer da música uma arte sublime.
Eugeny Kissin é um jovem que possui esse talento, mas os pianistas da última geração estão vivendo a arte da mesma maneira que estão vivendo a vida. Os tempos são outros, os valores mudaram, a humanidade tem pressa...
A entrada em massa dos orientais elegendo o piano como instrumento favorito modificou a maneira de interpretar.
Não acho que isso seja bom ou ruim, mas mostra a transformação que a arte do piano está passando, por conta da transformação da propria sociedade no mundo todo.
Em meados do seculo passado, o italiano Maurizio Pollini, acabou com o excesso do romantismo nas peças desse período, tão consagrado por Rubinstein, Horowitz e outros pianistas maravilhosos, e introduziu uma nova maneira de tocar Chopin e outros da mesma escola romântica: "sem frescuras".
Foi muito criticado, atribuiram esse fato às suas posições políticas, mas desde então passou a ser copiado por todos os jovens que estavam cansados de ouvir as peças sendo tocadas sempre da mesma maneira, ainda que carregando as características pessoais de cada artista que as interpretava.
O publico gostou da novidade, e estava implantada uma nova maneira de tocar piano!
Como será daqui por diante? Os jovens russos já aderiram à essa nova escola: perfeição, eficiência, velocidade e nenhuma emoção.
Essa jovem, Yuja Wang, tem todas as qualidades dos muito jovens, mas devo dizer que me emocionei em muitos momentos com a sua arte.
Afinal, devemos nos adequar por toda a nossa vida ao momento em que estamos vivemos, sem lamentar o passado.
E quando bater aquela saudade daquele som que sai de dentro da alma, temos à nossa disposição DVDs e CDs incríveis daqueles pianistas do seculo XX que nos farão chorar de emoção, o que está completamente fora de moda.
Vamos ser felizes aproveitando o melhor de cada época.
Nádya.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-me a melhorar.